Cidade e RegiãoMais Notícias aqui

Ecologia: Iniciativa promove a primeira coleta de vidros para reciclagem em São João Nepomuceno

Atualizado em 02/07/24: Reportagem Aristides dos Santos com base em reportagem presencial com os organizadores/ Imagens de vidros “divulgação coletivo setor reciclagem” e das coletas “divulgação AMBIPAR”/ fotos da coleta Débora Pontes”divulgação”.

O lançamento oficial do projeto ocorreu no dia 29 de junho (sábado), no horário de 9h às 11h, em um galpão na Rua André Gotti, ao lado da antiga sede da “ABEM”. Foi dado neste local o ponto de partida do projeto. Mais informações em (32) 99149-3891.

Atenção: O galpão foi aberto para a coleta apenas no sábado (29/06. Agora esta data, ele local será unicamente um depósito, onde o material será pesado e organizado para o transporte para Juiz de Fora.

Os organizadores declararam a esta reportagem que, apenas na data de lançamento, foram destinados 200 kg de vidros.Os organizadores destacam que a população pode levar todo tipo de vidro, inclusive, vidros quebrados (porém, bem embalados), mas ressaltam que o processo de coleta/ reciclagem não contempla lâmpadas, porcelana, louça e cerâmica.

Reportagem anterior em 27 de junho:

PIONEIRISMO: A INICIATIVA DE COLETA E RECICLAGEM DE VIDROS EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO SERÁ FEITA, PELA PRIMEIRA VEZ, NO DIA 29 DESTE MÊS ( SÁBADO), PELA MANHÃ, CONTUDO, POSTOS DE COLETAS COMO A PADARIA MODERNA, NA RUA NOVA, E A SEDE DO SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DE VESTUÁRIO E CALÇADOS, JÁ ESTÃO RECEBENDO VIDROS DESCARTADOS.

Em São João Nepomuceno não havia uma coleta seletiva desse tipo de rejeito, contudo, um grupo de trabalho desenvolveu um projeto que poderá auxiliar a comunidade e o Poder Público neste desafio: dar uma destinação adequada aos vidros que, atualmente, mesmo que cuidadosamente embalados, são entregues à coleta de lixo urbano, misturado ao lixo comum.

Os organizadores do projeto são Débora Fajardo,  jornalista, Flávio Vitói,  arquiteto e  Flávio Semedo, Gestor da Unidade Glass AMBIPAR, uma usina de reciclagem de vidro, localizada no Distrito Industrial de Juiz de Fora.

Eles participaram de uma entrevista na emissora na quinta (27/06), às 11h, trazendo mais detalhes sobre esta iniciativa.

A população pode levar garrafas de azeite e bebidas, vidros de compotas, frascos em geral (ex. perfumes) e vidros quebrados (bem embalados), exceto lâmpadas, porcelana, louça e cerâmica.

O vidro descartado de forma inadequada pode causar graves ferimentos aos trabalhadores do serviço de coleta de lixo. Fragmentos de vidro, quando misturados com outros tipos de rejeitos, podem facilmente romper os sacos de lixo e ferir os coletores que manuseiam esse material, levando a cortes profundos e risco de infecções.

Isso é bastante comum.

Independente desse risco, no meio ambiente, o vidro descartado de forma inadequada pode levar até 10 mil anos para se decompor, poluindo solos e veios d’água. A reciclagem evita que esse material se acumule em aterros sanitários, terrenos e em meio à natureza, prevenindo a contaminação e preservando a qualidade do meio ambiente além, de como citado, prevenir acidentes.

A intenção é, futuramente, havendo engajamento da população, disponibilizar caçamba para coleta, como ocorre em Tiradentes – MG, onde a arrecadação é destinada a um Lar de Idosos.

A coleta já vinha acontecendo na Padaria Moderna, na Rua Nova, e na Sede do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Vestuário e de Calçados (rua ao lado do Fórum), primeiros parceiros do projeto, contudo, há a possibilidade novas parcerias para as próximas semanas.

O lançamento oficial do projeto ocorrerá no dia 29 de junho (sábado), no horário de 9h às 11h, em um galpão na Rua André Gotti, ao lado da antiga sede da “ABEM”, onde será dado o ponto de partida do projeto. Mais informações em (32) 99149-3891.

Galpão, na subida do bairro São Sebastião, esquina com a Rua André Gotti, ao lado esquerdo da antiga sede da ABEM, onde o projeto será oficialmente lançado, no próximo sábado (29/06).

Destinação da arrecadação: cordo com os organizadores, a arrecadação será destinada à Assistência Social. Está em pauta a estruturação de uma Instituição de permanência temporária para idosos ( tipo pernoite, diária ou estadia indefinida), como serviço de “hospedagem temporária” para idosos. Assunto para outra reportagem.

Os organizadores do projeto são Débora Fajardo,  jornalista, Flávio Vitói,  arquiteto e  Flávio Semedo, Gestor da Unidade Glass AMBIPAR, uma usina de reciclagem de vidro, localizada em Juiz de Fora.

Compartilhe

Aristides Dos Santos

Formação: Graduação presencial em TV, Cinema, Rádio e Internet pela UNIBAN (Universidade Bandeirantes do estado de São Paulo), campus Osasco- SP. Habilitação: Trabalhos em audiovisual (cinema), atividades de radiodifusão RTV, produção de livros, revistas e jornais (impressos e digitais), criação e gestão de tráfego pago ou orgânico para internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *